sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 1º de junho, o “Painel Peteca”. Trata-se de um evento em que cada uma das 16 escolas municipais que aderiram ao Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente apresentaram os trabalhos realizados no sentido de sensibilizar a comunidade escolar e as famílias contra a prática nociva do trabalho infantil.

A primeira escola a apresentar-se foi a Santa Clara com um espetáculo de dança. Seguida pela Escola São Miguel que levou ao palco do auditório da Escola Neusa Freitas de Sá uma paródia. A Escola Eduardo Alves, por sua vez, fez a apresentação de uma dança cênica e a Evandro Ayres de Moura a recitação de um cordel intitulado “Ser criança, é ser feliz”, com os versos relativos ao que representa o trabalho infantil, sua ilegalidade, de acordo com a Constituição Brasileira, e no final fazendo uma conclamação as autoridades para que essa prática seja coibida.

As apresentações tiveram continuidade com a Escola Paulo Sá encenando uma peça teatral; A Escola Oscar Freire apresentou uma paródia; a Escola da Lagoinha apresentou um vídeo; a Escola Francisco Tavares um espetáculo de dança; A Escola Cararu uma música; a Escola Elisbão Pio apresentou também uma música e a Escola anfitriã, a Neusa de Freitas Sá, fez uma paródia ressaltando o trabalho realizado com muita dedicação e parceria.

Já a Escola Josefa Sá trouxe um espetáculo de dança sobre a erradicação do trabalho infantil no município por meio da consciência crítica dos seus alunos; a Escola das Guaribas fez a apresentação de uma música; a Escola Izídio José Campina, por sua vez, apresentou um cordel com teatro e dança; a Escola José de Freitas também apresentou uma paródia; a Escola Mário Sales um jogral e a Escola Raul Tavares II um musical, finalizando as apresentações.

Segundo a coordenadora do Peteca no Eusébio, professora Maria do Carmo (Carmosa) os cinco melhores trabalhos serão selecionados para a apresentação do Painel Peteca do Crede 1, que acontece no próximo dia 11 em Maracanaú. Ela observa que o baixo rendimento e a evasão escolar é três vezes maior entre crianças e adolescentes que trabalham.

“A erradicação do trabalho infantil existe ações imediatas que assegurem a efetiva retirada, do mercado de trabalho, das crianças que se encontram em situações de exploração, a regularização do trabalho dos adolescentes e a melhoria das condições de trabalho dos adultos”, destacou o prefeito do município, Acilon Gonçalves (PSB).
 
Fonte: www.eusebio.ce.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário