terça-feira, 24 de maio de 2011

EUSÉBIO LANÇA VÍDEO SOBRE O ENFRENTAMENTO DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), lançou nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento e Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o vídeo “Foi uma Vez... uma estória de muitas infâncias”, que apresenta, de forma didática, como proceder em caso de abuso sexual de crianças e adolescentes.

O vídeo, produzido pela Alfa Produções, contou com atores da terra que encenaram as mudanças comportamentais na garota Gleiciane que intrigam a sua mãe e outras pessoas que convivem com ela diariamente em casa, na sala de aula e outros locais que ela freqüenta cotidianamente. Ao perceber o distúrbio no comportamento de Gleiciane, a professora Sueline, procura o Creas que notifica a mãe e convoca a sua presença.

A suspeita de abuso é comprovada, após flagrante de violência sexual, ela denuncia o fato às autoridades, que autuam o criminoso e o prendem. Em seguida busca ajuda psicológica para ela e a sua criança. Ela consegue ajuda para a filha e a mesma volta a ter um comportamento dentro dos padrões normais. No final feliz Gleiciane irradia felicidade, brincando e participando das atividades em sala de aula.


O vídeo é permeado de depoimentos de psicólogos, assistentes sociais e advogados que apresentam a legislação e dão os caminhos para que o problema seja solucionado. O trabalho será repassado para toda a rede de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes de Eusébio e servirá como principal ferramenta da campanha de enfrentamento iniciada no município, juntamente com a cartilha “Prevenindo a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, elaborada pela Assessoria Especial de Políticas para a Mulher, Setas, Creas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar.


A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Eusébio, foi aberta pela coordenadora do Creas de Eusébio, Katiana Moura Rocha, que destacou as ações que serão realizadas na campanha de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. O juiz da Comarca de Eusébio, Eli Gonçalves, afirmou que esse dia 18 de maio, foi escolhido porque nesta data houve o assassinato da menina Araceli, em Vitória do Espírito Santo, no ano de 1973, que ficou conhecido como caso Araceli. A menina foi seqüestrada, drogada, estuprada e morta por pessoas da alta sociedade que até hoje estão impunes.


Segundo o juiz, só em 2010, 12.487 crianças e adolescentes foram vítimas no Brasil de abusos sexuais, sendo que 78% delas do sexo feminino. Ele destacou ainda o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes que contempla 18 itens, e prevê financiamento de ações nos municípios. “Esse enfrentamento não acontece de forma isolada. Todos os atores devem estar juntos para solucioná-lo”, observou.


A Secretária de Desenvolvimento Social, Elêusis Gonçalves, destacou que o vídeo e a cartilha serão instrumentos importantíssimos na campanha contra abuso sexual realizada no Eusébio, pois foram elaborados de forma clara, linguagem simples e orientadora.


A primeira-dama do município e assessora de Políticas para a Mulher, Marta Gonçalves, disse que toda administração tem que ter um olhar especial para esse grave problema, visando criar uma rede de proteção efetiva em defesa dos segmentos. “O lançamento desse vídeo, vem coroar o trabalho que estamos desenvolvendo em Eusébio e acreditamos que ele venha ser um grande aliado nessa tarefa de tornar nossa cidade um lugar melhor para que os homens e as mulheres eusebienses possam viver cada vez melhor”, asseverou.


Marta Mendes, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, por sua vez, lembrou que a exploração de crianças e adolescentes deixa danos físicos e emocionais, por isso a necessidade de se reforçar ações preventivas e de esclarecimento para que a sociedade seja efetivamente protetora.


O prefeito Acilon Gonçalves (PSB) disse que no Eusébio diversas políticas públicas vem sendo realizadas visando ter uma sociedade que proteja suas crianças e jovens, “mas tenho consciência plena de que só vamos mudar nossa sociedade através da educação. Sei também os efeitos da educação só serão sentidos em 20 anos. Não podemos ficar aguardando tanto tempo, e é por isso que temos que efetivamente criar mecanismos para enfrentar os problemas de forma urgente”.

Destacou a criação da assessorias de Políticas Sobre Drogas, da Assessoria Especial de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do município e, mais recentemente, do Gabinete de Gestão Integrada do Município, que vai integralizar todas as ações de prevenção e enfrentamento da violência em todos os seus níveis.


O prefeito destacou a importância da criação do Dia Nacional do Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o engajamento do município na mobilização nacional, além disso, disse que vem trabalhando para criar toda uma estrutura necessária para a família vivem bem, com seus jovens recebendo bons exemplos no núcleo familiar, para que permaneçam longe das drogas e da exploração sexual, “que é um crime hediondo”.

DADOS TÉCNICOS:

FILME - FOI UMA VEZ... A ESTÓRIA DE MUITAS INFÂNCIAS!

Protagonistas:

Kayena Sappi – Gleiciane (filha)

Paullyany Cavalcante – Mazé (mãe)

Ruth Calasans - Professora Sueline

Francisco França – Flystone (Diretor da escola)

Antagonista:

Cleber Junior - Rufus

Atores Coadjuvantes (Secundários)

Psicólogas:

Amanda Mamede

Rafael Mamede

Assistente Social:

Sabrini Martins

Raquel Correia

Advogada:

Lívia Rosa

Recepcionista:

Cecília Paula

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro – José Maurílio

Produção, Fotografia e Câmera – Ricardo Bessa

Edição e Finalização – Gilson Silva

Cabelo e Make-up – Enne Mellany

Assistente de Produção – Daniel Henrique

Assistente de Câmera e Som Direto – Paulo Ronald

Assistentes de Set – Ruan Bessa, João Pedro

Motorista – Pedro Kleber

Colaboração de Argumento – Armando de Paula e Katiana Moura

MAIS INFORMAÇÕES – 3260 2340 (Secretaria do Desenvolvimento Social)

3260 1090 – 99058110 (Marcelo Raulino – Coordenador de Comunicação Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário