sábado, 14 de maio de 2011

EUSÉBIO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou nesta quinta-feira, dia 12, a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) órgão consultivo e deliberativo criado para buscar soluções e elaborar políticas públicas para a área de segurança, que será norteado pelo principio da ação integrada e da interdisciplinaridade e da pluriagencialidade, visando à definição coletiva das prioridades de ação.

O GGIM, criado pelo decreto 242, de 23 de fevereiro de 2011, tem por finalidade promover a articulação conjunta das diversas estratégias da prevenção a violência; analisar as informações coletadas e armazenadas pelos órgãos de segurança pública, como também receber e analisar as demandas provenientes do Conselho Municipal de Segurança; discutir conjuntamente os problemas, intercâmbio de informações, as definições das prioridades das ações e a articulação dos programas de prevenção da violência no âmbito municipal, além de promover a articulação sinérgica na efetiva prática dinâmica e regular de Cooperação das relações e ações dos múltiplos órgãos da diferentes esferas municipais.

O GGMI é composto pelos seguintes membros: Secretário Municipal de Segurança Pública, comandante da Guarda Municipal; Delegado titular da Policia Civil; Comandante do batalhão da Policia Militar; Comandante do grupamento dos Bombeiros; Representante do Conselho Tutelar; Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Polícia Rodoviária Federal; Presidente da Câmara dos Vereadores, Juiz Titular da Vara Criminal; Promotor Criminal; Representante da Delegacia da Policia Federal; Representante da Defensoria Pública; Secretário Municipal de Educação; Secretário Municipal de Ação Social; Assessor de Políticas sobre Drogas; Assessor de Políticas das Mulheres e o Coordenador da Defesa Civil do Município.

A reunião foi aberta pelo prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PSB), que destacou que há dois anos quando esteve em um encontro nacional sobre segurança pública em Vitória-ES, viu a necessidade do município se integrar no esforço de buscar mais segurança e de reduzir a sensação de insegurança que cada cidadão tem. “Em breve o município será a célula mater da segurança no País, “argumentou.

Segundo ele, mesmo antes de criar o GGIM, o município criou sua secretaria de segurança, as assessorias sobre drogas e de políticas sobre mulheres e realizou ações integradas com as polícias Civil e Militar no combate a criminalidade. “Agora, com a formalização do Conselho queremos fortalecer esse trabalho de intersetorialidade entre os vários órgãos que atuam na área de segurança”, disse.

O comandante do batalhão da Polícia Militar de Eusébio e Aquiraz, tenente-coronel Brito, fez uma explanação sobre os dados estatísticos da violência em Eusébio, indicando os locais mais visados pelos criminosos, além de casos de incêndios, poluição sonora e acidentes de trânsito. “Através desses números podemos realizar ações direcionadas para reduzir os problemas”, disse.

Acilon colocou em votação a escolha do coordenador executivo do GGIM, sendo escolhido o secretário de segurança pública do município Lauro Leite. Destacou ainda que as decisões do conselho devem ser consensuais e não por maioria.

Estiveram presentes ao evento a primeira-dama Marta Gonçalves, representando a Assessoria de Políticas das Mulheres; Micheline Bravo, da Assessoria de Políticas Sobre Drogas; representantes do Pronasci, Edvan, Letícia e Mariana Abreu; a titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio, delegada Ana Lúcia Almeida; o Defensor Público, Daniel Leão Madeira; Inspetor Ricardo Araújo da Polícia Rodoviária Federal e os membros do Conselho Tutelar de Eusébio, Edney Castro e Ivânia.

Fonte: www.eusebio.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário