sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reunião do CT de Eusébio com dirigentes escolares da rede municipal elucida dúvidas

Conhecer para proteger. Esse é o principal desavio para efetivação dos direitos da criança e do adolescente em âmbito geral. O conhecimento nos fornece a base correta para tomarmos decisões eficientes na garantia dos direitos infanto-juvenil.

A proposta do Conselho Tutelar de Eusébio em seu primeiro encontro com os dirigentes escolares da rede municipal de ensino foi levar as principais informações que um diretor de escola precisa saber para acionar o Conselho Tutelar.

Essa ação elucidou pontos que ainda estavam "obscuros" por falta de uma aproximação maior entre o Conselho Tutelar e os dirigentes escolares durante os 12 anos de criação do Conselho Tutelar em nosso município. Um desses pontos foi a forma de como deve-se proceder o encaminhamento de denúncia de violação de direitos ao Conselho Tutelar pela direção da escola. Os dirigentes foram devidamente orientados a procederem de maneira formal através de um relatório do caso remetido ao CT de Eusébio via comunicação oficial. Esse procedimento permite obter o máximo de informação possível do caso, pois além de fornecer um documento que será devidamente adicionado aos outros documentos gerados na averiguação do caso ainda permitirá uma ação mais eficiente na defesa dos direitos de crianças e adolescente de Eusébio.

O Conselho Tutelar ao realizar esse encontro está dando continuidade ao seu plano de ação para o ano de 2011, que além de se reunir com os nossos dirigentes escolares ainda pretende realizar dois grandes encontros. O primeiro deve ocorrer ainda no mês de maio com o contingente total das agentes de saúde do município de Eusébio. O outro deverá ocorrer até julho desse ano com a Guarda Civil Municipal.

O plano de ação ainda prevê o acompanhamento dos trabalhos do legislativo municipal, palestras em associações de bairros e escolas, fiscalização das instituições de acolhimento em Eusébio, parcerias com entidades governamentais e não governamentais para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, entre outras ações que também serão apresentadas nesse blog.

O CT de Eusébio está fazendo a sua parte, mas é preciso uma participação mais pujante da sociedade em geral para que de todos possam de fato garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes. Nessa luta quanto mais gente melhor.

E só mais um detalhe: não basta vestir a "camisa", tem que suá-la.

Conselho Tutelar de Eusébio - Para servir a sociedade protegendo os direitos da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário